648

Dinheiro público - de onde vem e para onde vai? turma 1

Apresentação

A missão do Tribunal de Contas é controlar a legalidade e a regularidade das receitas e despesas públicas, julgar as contas que a lei determina, dar parecer sobre a Conta Geral do Estado, e efetivar responsabilidades financeiras e outras competências definidas em lei. O tribunal age em nome dos cidadãos para garantir a boa gestão dos recursos públicos, contribuindo para a sustentabilidade das finanças públicas. Esta proposta de formação para docentes enquadra-se no projeto educativo do Tribunal de Contas, o qual, anualmente, tem desafiado docentes e alunos para que, por escrito e oralmente, se comprometam no debate em torno de questões centradas na boa gestão dos recursos dependentes de políticas públicas. Ora, se em democracia todos têm direito à palavra, nem toda a palavra tem o mesmo valor quando lhe falta fundamentação. Por isso, aprender a argumentar por escrito e oralmente, saber participar num debate com vista a alcançar as melhores ideias é essencial. Nesta ação, os professores acompanhantes dos alunos que se encontram a participar no projeto “Sustentabilidades 3.ª edição 2025/2026” terão contacto com as marcas específicas de um texto argumentativo, de uma apresentação oral argumentativa e de um debate, e ainda com técnicas básicas para o desenvolvimento nos alunos destas capacidades. Haverá ainda espaço para explorar de que forma o desenvolvimento destas competências pode ocorrer com o apoio dos sistemas de Inteligência Artificial (IA), ensinando-se, assim, os alunos a usar os modelos de linguagem como auxiliares de estudo.

Destinatários

Professores do Ensino Básico e Secundário

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

● Delimitar concetualmente o âmbito do desafio proposto aos alunos. ● Conhecer as marcas específicas de um discurso argumentativo, oral e escrito. ● Apreender técnicas para orientar os alunos na escrita argumentativa. ● Conhecer as marcas específicas de uma exposição oral argumentativa. ● Apreender técnicas para orientar os alunos na exposição oral argumentativa. ● Dominar aspetos básicos de uma ética da argumentação oral em debate. ● Explorar possibilidades de apoio da IA no desenvolvimento destas competências.

Conteúdos

1. O projeto: dúvidas, orientações e enquadramento temático. 2. Marcas específicas da argumentação em suporte escrito e oral. 3. Dispositivos de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências de argumentação escrita e oral. 4. O papel das evidências na argumentação empíricas e não empíricas e as bases legais para uma gestão do dinheiro público. 5. O debate oral e a ética da comunicação. 6. O papel da IA enquanto suporte à aprendizagem.

Anexo(s)

AFCD 416

Observações

Têm prioridade os professores do Ensino Secundário inscritos no Projeto "Sustentabilidades" do Tribunal de Contas

Formador

Teresa Maria Morais

Mário Sérgio Azenha Lagoa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-01-2026 (Terça-feira) 17:30 - 21:00 3:30 Online síncrona
2 27-01-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Início: 20-01-2026
Fim: 27-01-2026
Acreditação: CFAEBM-242526
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: online

INSCREVER-ME