Dinheiro público - de onde vem e para onde vai? turma 1
Apresentação
A missão do Tribunal de Contas é controlar a legalidade e a regularidade das receitas e despesas públicas, julgar as contas que a lei determina, dar parecer sobre a Conta Geral do Estado, e efetivar responsabilidades financeiras e outras competências definidas em lei. O tribunal age em nome dos cidadãos para garantir a boa gestão dos recursos públicos, contribuindo para a sustentabilidade das finanças públicas. Esta proposta de formação para docentes enquadra-se no projeto educativo do Tribunal de Contas, o qual, anualmente, tem desafiado docentes e alunos para que, por escrito e oralmente, se comprometam no debate em torno de questões centradas na boa gestão dos recursos dependentes de políticas públicas. Ora, se em democracia todos têm direito à palavra, nem toda a palavra tem o mesmo valor quando lhe falta fundamentação. Por isso, aprender a argumentar por escrito e oralmente, saber participar num debate com vista a alcançar as melhores ideias é essencial. Nesta ação, os professores acompanhantes dos alunos que se encontram a participar no projeto “Sustentabilidades 3.ª edição 2025/2026” terão contacto com as marcas específicas de um texto argumentativo, de uma apresentação oral argumentativa e de um debate, e ainda com técnicas básicas para o desenvolvimento nos alunos destas capacidades. Haverá ainda espaço para explorar de que forma o desenvolvimento destas competências pode ocorrer com o apoio dos sistemas de Inteligência Artificial (IA), ensinando-se, assim, os alunos a usar os modelos de linguagem como auxiliares de estudo.
Destinatários
Professores do Ensino Básico e Secundário
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
● Delimitar concetualmente o âmbito do desafio proposto aos alunos. ● Conhecer as marcas específicas de um discurso argumentativo, oral e escrito. ● Apreender técnicas para orientar os alunos na escrita argumentativa. ● Conhecer as marcas específicas de uma exposição oral argumentativa. ● Apreender técnicas para orientar os alunos na exposição oral argumentativa. ● Dominar aspetos básicos de uma ética da argumentação oral em debate. ● Explorar possibilidades de apoio da IA no desenvolvimento destas competências.
Conteúdos
1. O projeto: dúvidas, orientações e enquadramento temático. 2. Marcas específicas da argumentação em suporte escrito e oral. 3. Dispositivos de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competências de argumentação escrita e oral. 4. O papel das evidências na argumentação empíricas e não empíricas e as bases legais para uma gestão do dinheiro público. 5. O debate oral e a ética da comunicação. 6. O papel da IA enquanto suporte à aprendizagem.
Anexo(s)
Observações
Têm prioridade os professores do Ensino Secundário inscritos no Projeto "Sustentabilidades" do Tribunal de Contas
Formador
Teresa Maria Morais
Mário Sérgio Azenha Lagoa
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 20-01-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
| 2 | 27-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |